
O Medo e a Endometriose
Mulheres com endometriose vivenciam frequentemente situações de ansiedade e medo. Cada caso é único, mas os sintomas se assemelham.
Você pode ter medo que a dor nunca pare, pode se preocupar que a endometriose afetará sua carreira, vida social e o seu sonho de ser mãe. A possibilidade de tratamento hormonal, ou até cirurgia, pode prejudicar a sua auto-estima e gerar angústia.
Frequentemente, as emoções vividas caminham paralelamente com o curso da doença. Os sentimentos são mais negativos nos períodos mais dolorosos. Quando você se sente bem, as emoções tendem a ser mais positivas, embora a ansiedade seja comum por receio que os sintomas voltem, por exemplo.
Uma vez que a ansiedade interfere na capacidade de lidar com problemas médicos, é importante que você aprenda a enfrentar esta emoção. A melhor maneira para começar a lidar com a doença é obter o máximo de informações possível, de fontes seguras. Também é importante que você e sua família possam implementar estratégias psicológicas de sucesso para ajudar a lidar mais efetivamente com seus medos e angústias. Essas ferramentas capacitam você para melhor ajustar-se e conquistar habilidades essenciais em várias áreas da sua vida.
Ao adquirir conhecimento e apoio psicológico, você estará pronta para enfrentar e vencer a ansiedade e o medo causados pela Endometriose.
Você não está sozinha!